Quando temos a oportunidade de conhecermos a essências das palavras, passamos a enxergar uma História onde sequer existem letras,ou seja, uma imagem pode nos fazer autor de uma nova história. Tudo fica muito mágico e apaixonante, nos leva a pensar,a criar e recriar. Estes dias minha filha estava falando o nome de um amigo que começa com a letra "H", Heitor e me disse: "Mãe, H... H começa com A. Então todas as letras começam também com letras. Muito legal isso, não é mãe?"
Muito legal ver uma menina que fez 5 anos, refletindo sobre as letras...
A NARRATIVA APRESENTA UM MENINO OBSERVADOR, QUE ADORA CONHECER ENTENDER E COMPREENDER O MUNDO. TUDO PARECIA SER CONFUSO DEPOIS ENGRAÇADO , DEPOIS FOI PERCEBENDO QUE TUDO QUE EXISTIA ERA FEITO PARA VER. CHEGOU UM DIA O MENINO COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA E DESCOBRIU UMA FORMA DE VER O MUNDO DE FORMA ESCRITA, DESCOBRIU COM O ALFABETO PODERIA ESCREVER , APRENDEU VER UM MUNDO DA FORMA ESCRITA. ELE ESTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS LETRAS POIS ELAS FACILITARIA VER E COMPREENDER O MUNDO AO SEU REDOR.
A NARRATIVA APRESENTA UM MENINO OBSERVADOR, QUE ADORA CONHECER ENTENDER E COMPREENDER O MUNDO. TUDO PARECIA SER CONFUSO DEPOIS ENGRAÇADO , DEPOIS FOI PERCEBENDO QUE TUDO QUE EXISTIA ERA FEITO PARA VER. CHEGOU UM DIA O MENINO COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA E DESCOBRIU UMA FORMA DE VER O MUNDO DE FORMA ESCRITA, DESCOBRIU COM O ALFABETO PODERIA ESCREVER , APRENDEU VER UM MUNDO DA FORMA ESCRITA. ELE ESTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS LETRAS POIS ELAS FACILITARIA VER E COMPREENDER O MUNDO AO SEU REDOR.
A NARRATIVA APRESENTA UM MENINO OBSERVADOR, QUE ADORA CONHECER ENTENDER E COMPREENDER O MUNDO. TUDO PARECIA SER CONFUSO DEPOIS ENGRAÇADO , DEPOIS FOI PERCEBENDO QUE TUDO QUE EXISTIA ERA FEITO PARA VER. CHEGOU UM DIA O MENINO COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA E DESCOBRIU UMA FORMA DE VER O MUNDO DE FORMA ESCRITA, DESCOBRIU COM O ALFABETO PODERIA ESCREVER , APRENDEU VER UM MUNDO DA FORMA ESCRITA. ELE ESTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS LETRAS POIS ELAS FACILITARIA VER E COMPREENDER O MUNDO AO SEU REDOR.
DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DE LETRAMENTO SEMESTRE: 01/16- 2º PERÍODO – CURSO DE PEDAGOGIA ALUNA: KATIA LORENA RAIMUNDO MATRÍCULA: 201001102151 TURMA: CEL – Prof. Angela Maria Paiva Gama
TEMA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Projeto: O Tempo e o Mundo que vivo. Dia e Noite Não sei se gosto mais do dia. Não sei se gosto mais da noite. De dia eu posso brincar. Mas, de noite eu posso sonhar. De dia eu posso balançar. Vou alto, bem alto, no meu balanço. Mas, de noite, eu posso sonhar. De dia, eu posso ler. Mas, de noite, ah! De noite, eu posso sonhar. Não sei se gosto mais do dia. Não sei se gosto mais da noite.
Mary França e Eliardo França OBJETIVO Construir a noção de tempo e como é organizado . Turma: Maternal / Faixa etária 5 a 6 anos
Atividade estruturada: • Fazer um gráfico para ver se as crianças gostam mais do dia ou da noite. • Listar o que costumamos fazer de dia e a noite. Pode ser de forma coletiva em um papel pardo, em grupos ou individualmente. • Construir um painel ilustrando o que fazemos durante o dia e a noite, utilizando recortes ou desenhos feitos pelos alunos. • Explorar o relógio, marcando as horas do dia e da noite. • Ilustrar a história: • O movimento de rotação da terra.
Recursos utilizados: Papel pardo ou cartolina; Tinta cache; caneta; Musica da Xuxa: Lua de cristal.
Ola Joelma, concordo com você, realmente a prática de alfabetização além de importante nos dá um prazer em realiza-la de maneira enriquecedora...Gostei das postagens!
Aluna : Jaqueline da Costa Gonçalves de Jesus matricula: 201501183516 PROFESSORA: Ângela MARIA Paiva Gama
A Bela Borboleta
Levaria as crianças para o pátio, sentadas em circulo narrava a história para elas . Depois dava uma folha branca para cada uma desenhar os personagens da história em questão, e fazia perguntas para cada criança o que desenhou e o que cada desenho representa na história que foi linda.
Livro: “O batalhão das letras” de Mário Quintana (é um livro de poesia que desenvolve e estimula a sonoridade das letras de uma forma divertida. A partir da fórmula do 'bê de bola', Mario Quintana usa seus recursos de linguagem para desenvolver versos que alfabetizam enquanto encantam. No livro, cada letra é objeto de uma quadra rimada em ABAB, cujos versos, se não metrificados, giram sempre muito perto da redondilha maior - o tradicional verso português de sete sílabas. Em suma, cada letra se torna uma estrofe. E nessa estrofe, a letra em questão é apresentada e, em seguida, usada mais de uma vez, num pequeno e mnemônico.
Propostas: Atividades principais: Roda de leitura e construção de um cantinho da leitura e escrita (com livros expostos numa cesta ou estante, uma mesa com papeis, giz de cera e lápis); Sugestões de atividades diárias: 1- Registrar em uma folha palavras que iniciam com a letra em revelada na poesia lida; 2 - Desenho ou colagem de imagens da mesma; 3 - Escolher a imagem que mais gostaram e cada um faz o seu desenho com lápis aquarelável; 4 – Escolher uma das palavras citadas na poesia lida e escrevê-la com alfabeto móvel de tampinhas; 5 – Confeccionar um cartaz com uma pintura coletiva sobre as poesias lidas durante a semana, cada criança escolherá a poesia que mais gostou e fará uma criação artística sobre a mesma, utilizando diversos materiais. 6 – Confecção de um texto coletivo: as crianças elaboram o texto e a professora registra; 7 – Ler a poesia da letra F, por exemplo, toda vez que a professora falar formiga as crianças terão que bater palma. Estabelecer o combinado antes da leitura da mesma; 8 – Ler a poesia da letra B, por exemplo, e toda vez que a professora ler alguma palavra com B a criança passa a bola para outra; 9 – Caça às figuras: distribuir diversas imagens pela sala de aula, de diferentes fonemas (letras) e solicitar que as crianças peguem somente as imagens relacionadas as letras das palavras citadas na poesia; 10 – Antes de ler a poesia da letra I, por exemplo, a professora pode ter em sua cabeça um cocar ou trazer para a sala alguns objetos utilizado ou confeccionado pelo índio, poderá trazer uma reportagem sobre o mesmo, ou uma foto. Fazer uma pesquisa sobre os índios e confeccionar cartazes. 11 - Ao final da leitura de todas as poesias, confeccionar um caderno com os registros das crianças como se fosse um alfabetário para no final do semestre ou do ano levarem para casa; Obs.: essa proposta será realizada todos os dias como roda de leitura e para cada poesia será realizado uma dinâmica e um registro de acordo com proposta do dia. O livro ficará exposto no cantinho da leitura.
Disciplina: Met. Prát. de Alfabetização e Letramento – 3º Semestre
Aluna: Catiana Lucena de Oliveira – Matricula 2016.03.234764
Professora: Angela Maria Paiva Gama
Curso: Pedagogia
Nome do Material: A História
– UMA BOA CANTORIA – Autora: Ana Maria Machado
Objetivo: Incentivar a leitura, despertar ainda mais a imaginação dos alunos, possibilitar a todos a oportunidade de tentar continuar a história, com perguntas como: Quem? ...O que será que aconteceu? ...e agora?, envolvendo toda a prática oral e corporal, sinalizando todo o desenvolvimento da história assim, garantindo a interação com o meio, oportunizando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo-social.
Normas para a utilização: Em sala de Aula o ambiente e a hora de cada seção de leitura conta muito, são importantes. O importante é que se torne um hábito, e para isso regularidade e pontualidade são quesitos fundamentais. Prefira horários com pouca movimentação em volta, e o mais importante, nessa hora, desligue TV, computador e aparelho celular, caso queira coloque uma música ao fundo bem relaxante e que não atrapalhe o desenvolver da atividade. É um tempo curto e precioso demais, que não pode ser desperdiçado com interrupções facilmente evitáveis. Com as crianças sentadas confortavelmente sobre um tapete com almofadas, iniciar o momento com a apresentação do livro aos alunos e desenvolver esse maravilhoso momento com muita atenção e interação. Concluída o momento de leitura, os alunos deverão pegar em uma caixa (que ficará disposta no meio da sala de aula) materiais, ou sejas, desenhos e figuras impressas e coladas em folhas Eva coloridas e de tamanho de uma folha A4 contendo fotos e desenhos de personagens, e objetos que estão na história contada, assim dando a oportunidade para cada aluno contar o que aconteceu e/ou o que ele acha daquele personagem escolheu. Depois com ajuda do professor, o aluno montar com letras em e.v.a (já com sílabas prontas) a palavra no quadro.
Descrição do Material: Livro de História, Folhas impressa coloridas com vários desenhos, E.V.A.
Disciplina: metodologia e pratica da alfabetização e letramento Autor: Cristiane Menezes Couto da Silva Matricula: 201512717908 Nome do material: jogo da memória com letras bastão e cursivo Objetivo: O jogo tem como objetivo a memorização das letras bastão e cursivo desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio principalmente para as crianças, que criam relações entre as letras e a sequência no tabuleiro. Cada jogador pode estabelecer suas táticas e observações. Regras do jogo: Organizar os alunos em trios ou quartetos, depois ler para eles as regras do jogo. Explicar que o objetivo é formar pares, juntando a letra bastão com a correspondente no alfabeto cursivo. 1- O grupo decide ou sorteia a ordem de jogada de um dos participantes. 2- As cartas ficam espalhadas sobre a mesa com a parte escrita virada para baixo. 3- Na sua vez, cada participante vira duas cartas, mostrando-as aos colegas. 4- Se for par, os participantes ficam com as cartas, se não formas, devera devolve-las a mesa, deixando-as no mesmo lugar onde estava anteriormente. 5- No final do jogo, o participante que mais pares tiver em seu poder será o vencedor. Descrição do material: cartolina dupla face e canetinhas. Indicação: É um jogo que possui regras simples pode ser jogado por crianças a partir de 4 anos.
DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SEMESTRE: EAD 2016-4 TERCEIRO PERÍODO ALUNA: ROSEMARY MENEZES COSTA OLIVEIRA- 201501730363 NOME DO MATERIAL: LIVRO: ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO - Autor: Amir Piedade OBJETIVO: Despertar de forma prazerosa e lúdica o gosto pela leitura. Desenvolver a criatividade e a linguagem oral. Estabelecer relações entre as letras e os sons. Ampliar o vocabulário. Desenvolver também a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo. NORMAS PARA UTILIZAÇÃO: Organizar uma rodinha em que a professora conta a história; em seguida sugerir de fazer a festa de aniversário do Seu Alfabeto, começando com o convite e depois com o bolo, onde trabalharemos com a receita do mesmo. Trabalhar com jornais e revistas para descobrir as letras dos convidados para a festa. Uma vez por semana um aluno levará o livro para casa com o objetivo de interagir com os familiares. Depois da conclusão de todos terem levado o livro para casa, faremos uma nova roda para cada aluno dizer o que achou do livro e dos desenhos. DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Iremos trabalhar com o livro e fazer a festa de aniversário do Seu Alfabeto, para este evento, faremos uma receita de bolo para o aniversário. Trabalharemos também com jornais e revistas procurando as letras dos convidados do aniversário. Também colocaremos o livro em uma caixinha para que cada aluno o leve para casa para interação com a família, para depois, cada um contar o que achou interessante no livro.
Disciplina: metodologia e pratica da alfabetização e letramento Autor: GLEIBNETE DE LIMA FERREIRA 3 PERÍODO Matricula: 201501776215 Nome do material: jogo da memória Objetivo:O jogo tem como objetivo a memorização para desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio. Cada jogador pode estabelecer suas táticas e observações. Regras do jogo: Organizar os alunos em trios ou quartetos, depois ler para eles as regras do jogo. Explicar que o objetivo é formar pares 1-O grupo decide ou sorteia a ordem de jogada de um dos participantes. 2- As cartas ficam espalhadas sobre a mesa com a parte escrita virada para baixo. 3- Na sua vez, cada participante vira duas cartas, mostrando-as aos colegas. 4- Se for par, os participantes ficam com as cartas, se não formas, devera devolve-las a mesa, deixando-as no mesmo lugar onde estava anteriormente. 5- No final do jogo, o participante que mais pares tiver em seu poder será o vencedor. Descrição do material: cartolina colorida IDADE: crianças a partir de 4 anos.
Quando temos a oportunidade de conhecermos a essências das palavras, passamos a enxergar uma História onde sequer existem letras,ou seja, uma imagem pode nos fazer autor de uma nova história. Tudo fica muito mágico e apaixonante, nos leva a pensar,a criar e recriar.
ResponderExcluirEstes dias minha filha estava falando o nome de um amigo que começa com a letra "H", Heitor e me disse: "Mãe, H... H começa com A. Então todas as letras começam também com letras. Muito legal isso, não é mãe?"
Muito legal ver uma menina que fez 5 anos, refletindo sobre as letras...
O MENINO QUE APRENDEU A VER ( RUTH ROCHA).
ResponderExcluirA NARRATIVA APRESENTA UM MENINO OBSERVADOR, QUE ADORA CONHECER ENTENDER E COMPREENDER O MUNDO.
TUDO PARECIA SER CONFUSO DEPOIS ENGRAÇADO , DEPOIS FOI PERCEBENDO QUE TUDO QUE EXISTIA ERA FEITO PARA VER.
CHEGOU UM DIA O MENINO COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA E DESCOBRIU UMA FORMA DE VER O MUNDO DE FORMA ESCRITA, DESCOBRIU COM O ALFABETO PODERIA ESCREVER , APRENDEU VER UM MUNDO DA FORMA ESCRITA.
ELE ESTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS LETRAS POIS ELAS FACILITARIA VER E COMPREENDER O MUNDO AO SEU REDOR.
O MENINO QUE APRENDEU A VER ( RUTH ROCHA).
ResponderExcluirA NARRATIVA APRESENTA UM MENINO OBSERVADOR, QUE ADORA CONHECER ENTENDER E COMPREENDER O MUNDO.
TUDO PARECIA SER CONFUSO DEPOIS ENGRAÇADO , DEPOIS FOI PERCEBENDO QUE TUDO QUE EXISTIA ERA FEITO PARA VER.
CHEGOU UM DIA O MENINO COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA E DESCOBRIU UMA FORMA DE VER O MUNDO DE FORMA ESCRITA, DESCOBRIU COM O ALFABETO PODERIA ESCREVER , APRENDEU VER UM MUNDO DA FORMA ESCRITA.
ELE ESTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS LETRAS POIS ELAS FACILITARIA VER E COMPREENDER O MUNDO AO SEU REDOR.
O MENINO QUE APRENDEU A VER ( RUTH ROCHA).
ResponderExcluirA NARRATIVA APRESENTA UM MENINO OBSERVADOR, QUE ADORA CONHECER ENTENDER E COMPREENDER O MUNDO.
TUDO PARECIA SER CONFUSO DEPOIS ENGRAÇADO , DEPOIS FOI PERCEBENDO QUE TUDO QUE EXISTIA ERA FEITO PARA VER.
CHEGOU UM DIA O MENINO COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA E DESCOBRIU UMA FORMA DE VER O MUNDO DE FORMA ESCRITA, DESCOBRIU COM O ALFABETO PODERIA ESCREVER , APRENDEU VER UM MUNDO DA FORMA ESCRITA.
ELE ESTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS LETRAS POIS ELAS FACILITARIA VER E COMPREENDER O MUNDO AO SEU REDOR.
DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DE LETRAMENTO
ResponderExcluirSEMESTRE: 01/16- 2º PERÍODO – CURSO DE PEDAGOGIA
ALUNA: KATIA LORENA RAIMUNDO MATRÍCULA: 201001102151
TURMA: CEL – Prof. Angela Maria Paiva Gama
TEMA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Projeto: O Tempo e o Mundo que vivo.
Dia e Noite
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
De dia eu posso brincar.
Mas, de noite eu posso sonhar.
De dia eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
Mary França e Eliardo França
OBJETIVO
Construir a noção de tempo e como é organizado .
Turma: Maternal / Faixa etária 5 a 6 anos
Atividade estruturada:
• Fazer um gráfico para ver se as crianças gostam mais do dia ou da noite.
• Listar o que costumamos fazer de dia e a noite. Pode ser de forma coletiva em um papel pardo, em grupos ou individualmente.
• Construir um painel ilustrando o que fazemos durante o dia e a noite, utilizando recortes ou desenhos feitos pelos alunos.
• Explorar o relógio, marcando as horas do dia e da noite.
• Ilustrar a história:
• O movimento de rotação da terra.
Recursos utilizados:
Papel pardo ou cartolina; Tinta cache; caneta; Musica da Xuxa: Lua de cristal.
muito engrandecedor tudo que foi postado. Amo o assunto alfabetização.
ResponderExcluirOla Joelma, concordo com você, realmente a prática de alfabetização além de importante nos dá um prazer em realiza-la de maneira enriquecedora...Gostei das postagens!
ExcluirAluna : Jaqueline da Costa Gonçalves de Jesus
ResponderExcluirmatricula: 201501183516
PROFESSORA: Ângela MARIA Paiva Gama
A Bela Borboleta
Levaria as crianças para o pátio, sentadas em circulo narrava a história para elas .
Depois dava uma folha branca para cada uma desenhar os personagens da história em questão, e fazia perguntas para cada criança o que desenhou e o que cada desenho representa na história que foi linda.
Para crianças de 3 a 5 anos
CURSO Pedagogia
Livro: “O batalhão das letras” de Mário Quintana (é um livro de poesia que desenvolve e estimula a sonoridade das letras de uma forma divertida.
ResponderExcluirA partir da fórmula do 'bê de bola', Mario Quintana usa seus recursos de linguagem para desenvolver versos que alfabetizam enquanto encantam. No livro, cada letra é objeto de uma quadra rimada em ABAB, cujos versos, se não metrificados, giram sempre muito perto da redondilha maior - o tradicional verso português de sete sílabas. Em suma, cada letra se torna uma estrofe. E nessa estrofe, a letra em questão é apresentada e, em seguida, usada mais de uma vez, num pequeno e mnemônico.
Propostas:
Atividades principais: Roda de leitura e construção de um cantinho da leitura e escrita (com livros expostos numa cesta ou estante, uma mesa com papeis, giz de cera e lápis);
Sugestões de atividades diárias:
1- Registrar em uma folha palavras que iniciam com a letra em revelada na poesia lida;
2 - Desenho ou colagem de imagens da mesma;
3 - Escolher a imagem que mais gostaram e cada um faz o seu desenho com lápis aquarelável;
4 – Escolher uma das palavras citadas na poesia lida e escrevê-la com alfabeto móvel de tampinhas;
5 – Confeccionar um cartaz com uma pintura coletiva sobre as poesias lidas durante a semana, cada criança escolherá a poesia que mais gostou e fará uma criação artística sobre a mesma, utilizando diversos materiais.
6 – Confecção de um texto coletivo: as crianças elaboram o texto e a professora registra;
7 – Ler a poesia da letra F, por exemplo, toda vez que a professora falar formiga as crianças terão que bater palma. Estabelecer o combinado antes da leitura da mesma;
8 – Ler a poesia da letra B, por exemplo, e toda vez que a professora ler alguma palavra com B a criança passa a bola para outra;
9 – Caça às figuras: distribuir diversas imagens pela sala de aula, de diferentes fonemas (letras) e solicitar que as crianças peguem somente as imagens relacionadas as letras das palavras citadas na poesia;
10 – Antes de ler a poesia da letra I, por exemplo, a professora pode ter em sua cabeça um cocar ou trazer para a sala alguns objetos utilizado ou confeccionado pelo índio, poderá trazer uma reportagem sobre o mesmo, ou uma foto. Fazer uma pesquisa sobre os índios e confeccionar cartazes.
11 - Ao final da leitura de todas as poesias, confeccionar um caderno com os registros das crianças como se fosse um alfabetário para no final do semestre ou do ano levarem para casa;
Obs.: essa proposta será realizada todos os dias como roda de leitura e para cada poesia será realizado uma dinâmica e um registro de acordo com proposta do dia.
O livro ficará exposto no cantinho da leitura.
Disciplina: Met. Prát. de Alfabetização e Letramento – 3º Semestre
ResponderExcluirAluna: Catiana Lucena de Oliveira – Matricula 2016.03.234764
Professora: Angela Maria Paiva Gama
Curso: Pedagogia
Nome do Material: A História
– UMA BOA CANTORIA –
Autora: Ana Maria Machado
Objetivo: Incentivar a leitura, despertar ainda mais a imaginação dos alunos, possibilitar a todos a oportunidade de tentar continuar a história, com perguntas como: Quem? ...O que será que aconteceu? ...e agora?, envolvendo toda a prática oral e corporal, sinalizando todo o desenvolvimento da história assim, garantindo a interação com o meio, oportunizando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo-social.
Normas para a utilização: Em sala de Aula o ambiente e a hora de cada seção de leitura conta muito, são importantes. O importante é que se torne um hábito, e para isso regularidade e pontualidade são quesitos fundamentais. Prefira horários com pouca movimentação em volta, e o mais importante, nessa hora, desligue TV, computador e aparelho celular, caso queira coloque uma música ao fundo bem relaxante e que não atrapalhe o desenvolver da atividade. É um tempo curto e precioso demais, que não pode ser desperdiçado com interrupções facilmente evitáveis. Com as crianças sentadas confortavelmente sobre um tapete com almofadas, iniciar o momento com a apresentação do livro aos alunos e desenvolver esse maravilhoso momento com muita atenção e interação. Concluída o momento de leitura, os alunos deverão pegar em uma caixa (que ficará disposta no meio da sala de aula) materiais, ou sejas, desenhos e figuras impressas e coladas em folhas Eva coloridas e de tamanho de uma folha A4 contendo fotos e desenhos de personagens, e objetos que estão na história contada, assim dando a oportunidade para cada aluno contar o que aconteceu e/ou o que ele acha daquele personagem escolheu. Depois com ajuda do professor, o aluno montar com letras em e.v.a (já com sílabas prontas) a palavra no quadro.
Descrição do Material: Livro de História, Folhas impressa coloridas com vários desenhos, E.V.A.
Indicação: 2ª série.
Disciplina: metodologia e pratica da alfabetização e letramento
ResponderExcluirAutor: Cristiane Menezes Couto da Silva
Matricula: 201512717908
Nome do material: jogo da memória com letras bastão e cursivo
Objetivo:
O jogo tem como objetivo a memorização das letras bastão e cursivo desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio principalmente para as crianças, que criam relações entre as letras e a sequência no tabuleiro. Cada jogador pode estabelecer suas táticas e observações.
Regras do jogo:
Organizar os alunos em trios ou quartetos, depois ler para eles as regras do jogo.
Explicar que o objetivo é formar pares, juntando a letra bastão com a correspondente no alfabeto cursivo.
1- O grupo decide ou sorteia a ordem de jogada de um dos participantes.
2- As cartas ficam espalhadas sobre a mesa com a parte escrita virada para baixo.
3- Na sua vez, cada participante vira duas cartas, mostrando-as aos colegas.
4- Se for par, os participantes ficam com as cartas, se não formas, devera devolve-las a mesa, deixando-as no mesmo lugar onde estava anteriormente.
5- No final do jogo, o participante que mais pares tiver em seu poder será o vencedor.
Descrição do material: cartolina dupla face e canetinhas.
Indicação: É um jogo que possui regras simples pode ser jogado por crianças a partir de 4 anos.
DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ResponderExcluirSEMESTRE: EAD 2016-4 TERCEIRO PERÍODO
ALUNA: ROSEMARY MENEZES COSTA OLIVEIRA- 201501730363
NOME DO MATERIAL: LIVRO: ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO - Autor: Amir Piedade
OBJETIVO: Despertar de forma prazerosa e lúdica o gosto pela leitura. Desenvolver a criatividade e a linguagem oral. Estabelecer relações entre as letras e os sons. Ampliar o vocabulário. Desenvolver também a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo.
NORMAS PARA UTILIZAÇÃO: Organizar uma rodinha em que a professora conta a história; em seguida sugerir de fazer a festa de aniversário do Seu Alfabeto, começando com o convite e depois com o bolo, onde trabalharemos com a receita do mesmo. Trabalhar com jornais e revistas para descobrir as letras dos convidados para a festa. Uma vez por semana um aluno levará o livro para casa com o objetivo de interagir com os familiares. Depois da conclusão de todos terem levado o livro para casa, faremos uma nova roda para cada aluno dizer o que achou do livro e dos desenhos.
DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Iremos trabalhar com o livro e fazer a festa de aniversário do Seu Alfabeto, para este evento, faremos uma receita de bolo para o aniversário. Trabalharemos também com jornais e revistas procurando as letras dos convidados do aniversário. Também colocaremos o livro em uma caixinha para que cada aluno o leve para casa para interação com a família, para depois, cada um contar o que achou interessante no livro.
Disciplina: metodologia e pratica da alfabetização e letramento
ExcluirAutor: GLEIBNETE DE LIMA FERREIRA 3 PERÍODO
Matricula: 201501776215
Nome do material: jogo da memória
Objetivo:O jogo tem como objetivo a memorização para desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio. Cada jogador pode estabelecer suas táticas e observações.
Regras do jogo:
Organizar os alunos em trios ou quartetos, depois ler para eles as regras do jogo.
Explicar que o objetivo é formar pares
1-O grupo decide ou sorteia a ordem de jogada de um dos participantes.
2- As cartas ficam espalhadas sobre a mesa com a parte escrita virada para baixo.
3- Na sua vez, cada participante vira duas cartas, mostrando-as aos colegas.
4- Se for par, os participantes ficam com as cartas, se não formas, devera devolve-las a mesa, deixando-as no mesmo lugar onde estava anteriormente.
5- No final do jogo, o participante que mais pares tiver em seu poder será o vencedor.
Descrição do material: cartolina colorida
IDADE: crianças a partir de 4 anos.