Na história "A Bela Borboleta" , Ziraldo nos convida a abrir os livros de contos infantis .... ler e contar as histórias para as crianças ... usar o texto como mágica , na descoberta das letras ... e libertar a imaginação pela literatura infantil.. ...
Convidamos a você a voar nas asas e na magia do texto !
...vamos construindo a Alfabetização em um contexto de Letramento
Segue o link para baixar o livro " A Bela Borboleta" , de Ziraldo. http://migre.me/oUknQ
Segue o link para baixar o livro " A Bela Borboleta" , de Ziraldo. http://migre.me/oUknQ
Excelente dica professora.
ResponderExcluirQuanto ao livro a Bela Borboleta sou suspeito para comentar porque sou um grande admirador do Ziraldo e de suas obras, que além de escritor é jornalista, teatrólogo, caricaturista, entre outras qualidades.
muito Bacana mesmo! tambem sou fa do Ziraldo!
ExcluirLuciana Constantino
Li o livro A Bela Borboleta para minha turma de Educação Infantil, e enfatizei a importância da leitura. A turma ficou curiosa e se perguntando como seria essa Bela Borboleta, como a soltariam do livro, e o motivo pela qual ela não quis ser solta. Abrimos uma roda de conversa sobre a magia dos personagens dos livros e de como as histórias por estarem escritas, podem ser lidas por várias gerações de leitores, e a partir daí confeccionamos borboletas da seguinte forma: em uma folha de papel ofício dobrada ao meio, os alunos com tubos de cola colorida em apenas um lado, fizeram espirros aleatórios, depois fecharam essa folha, e fizeram como a página central do livro que estava fechada, em alguns segundos abriram suas folhas e surgiram lindas borboletas através desse desenho espelhado, os alunos depois recortaram essas borboletas, e as colamos na parede com o título: As Belas Borboletas da Turma EI-21.
ResponderExcluirGostaria de deixar relatada a experiência que tive com o livro: Chapeuzinho Amarelo, do autor: após a leitura da história, brincamos com a palavra LOBO, eu já havia feito sílabas móveis da família silábica do L e do B e fomos construindo palavras, após a construção dessas palavras, montamos uma história, onde a Chapeuzinho Amarelo, encontra uma LOBA na floresta, e conta para ela que hoje é o aniversário de sua avó, então essa loba se convida para ir com ela para comemorarem, mas toda festa precisa de algumas coisas, então as duas vão ao Mercadão de Madureira (que é um Centro Comercial famoso aqui do Rio de Janeiro) e compram, BOLAS e o BOLO. De lá partem para a casa da Vovó e fazem a festa surpresa para ela, que fica bastante contente. Essa história foi um texto coletivo construído pela turma e que eu redigi e pendurei na nossa sala de aula. No dia seguinte, levei bolas de aniversário e um bolo de fubá, então cantamos parabéns para a Vovó e lanchamos.
Thaís Dias Bloomfield
Mat. 201402087391
Curso: Pedagogia
Turma:(CEL0547/1758068) 9008
Boa tarde, meu nome é Elaine e sou Professora de Educação Infantil. Este livro A Bela Borboleta do Ziraldo é fascinante e na Creche onde trabalho temos este exemplar. Gostaria de aqui compartilhar uma atividade que pode ser trabalhada em sala de aula que é iniciar uma roda de contação de história fazendo a leitura do livro para os alunos deixando que os mesmos participem com relatos.Produzir um blocão com registros das crianças sobre o livro.Em seguida confeccionar com a turma dedoches de papel e trabalhar a letra da música borboletinha.
ResponderExcluirBoa tarde, meu nome é Elaine e sou Professora de Educação Infantil. Este livro A Bela Borboleta do Ziraldo é fascinante e na Creche onde trabalho temos este exemplar. Gostaria de aqui compartilhar uma atividade que pode ser trabalhada em sala de aula que é iniciar uma roda de contação de história fazendo a leitura do livro para os alunos deixando que os mesmos participem com relatos.Produzir um blocão com registros das crianças sobre o livro.Em seguida confeccionar com a turma dedoches de papel e trabalhar a letra da música borboletinha.
ResponderExcluirxdsxcsdsdsdsd
Excluirxdsxcsdsdsdsd
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPaulo Freire(1991,p.68)
ResponderExcluirA escrita é uma pratica discursiva que na medida em que possibilita uma leitura critica da realidade, se constitui como um importante instrumento de resgate da cidadania e que reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social.
Referência: Araújo, Mairce da Silva .ambiente .alfabetizador -sala de aula como um entre-lugares de cultura.http://www.pedagogicoaopedaletra/posts/oprofessor-alfabetizador
Achei muito interessante o comentário da professora Magda quando ela fala que devemos incentivar as crianças desde cedo a prática da leitura,e que o ensino infantil é o alicerce para se dominar a leitura,escrita e as praticas sociais, pois sem as mesmas não há um futuro tanto na aprendizagem ,como na vida pessoal e social.
Boa tarde
ResponderExcluirsobre o livro A bela borboleta de Ziraldo eu desenvolveria diversas atividades com crianças a partir de 6 amos de idade
Apresentaria o livro dando destaque a capa ,contaria a história ,informaria as crianças sobre o autor ,desenvolveria um liga os pontos com um desenho da borboleta , faria um jogo da memoria com os personagens do livro, pediria para as crianças pesquisar em jornal e em revista letras para formar a palavra borboleta.
Met. Prat. de Alfabetização e Letramento
ExcluirAna Lúcia Ramos
Pedagogia
Mat:201501404016
Interessante suas atividades, trabalha com o letramento da escrita e ajuda a raciocinar.
Boa Tarde!
ResponderExcluirO livro A bela Borboleta do grande escritor Ziraldo é um livro muito encantador que ensina a criança a importância de ler .Com este livro daria para criar uma peça de teatro com as crianças, porque o teatro é uma forma lúdica e prazerosa além de atrair bastante a atenção dos alunos.,
Natália Silva Giuberti.
ResponderExcluirMatricula:201402213557
Disciplina:Metodologia e Prática de alfabetização e letramento.
Preferi escolher pela pesquisa relacionada à nossa disciplina.
Levando em consideração as análises de Magda Becker Soares sobre letramento e alfabetização, essa diz que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).
Alfabetização e Letramento estão intrinsecamente ligados, já que, de acordo com os Parâmetros Curriculares, estes destacam que o ensino da linguagem deve ser direcionado a três fundamentos básicos: a leitura, a compreensão e a produção numa relação de contexto social, e para que a alfabetização e o letramento tomem parte do ensino da língua em sua prática social é preciso que se alfabetize letrando. Mas como nós (pais e professores) podemos contribuir para que as crianças se tornem alfabetizados letrados? E qual o papel da escola na construção de sujeitos letrados e alfabetizados? Já que o letramento está na capacidade de interação desse sujeito com práticas sociais de escrita.
Ao compreender que a escola tem o papel de alfabetizar, os pais estão satisfeitos com a construção de saber de seus filhos, tornando desnecessário na visão desses acompanhar seus filhos para uma forma mais dinâmica e satisfatória em relação à construção da aprendizagem da criança com relação a sua alfabetização. É preciso que os pais compreendam que a criança, antes mesmo de aprender a ler, possui uma antecipação de seu letramento e alfabetização, isso se ela estiver dentro de um contexto social onde a leitura e a escrita façam parte de seu convívio — exemplificando, quando uma criança que ainda não está na escola, mas seu pai ou mãe lê para ela, já consegue distinguir que há códigos ali e que esses códigos representam algum significado na forma escrita, representam objetos e coisas; então, podemos dizer que essa criança não é um papel em branco, numa visão de que possui fundamentos de compreensão, de relacionar a escrita ao objeto por ela denominado. É nesse sentido que podemos chamá-la de criança não alfabetizada e já letrada, pois já possui e está inserida em práticas sociais de leitura, mesmo não estando ainda alfabetizada; já é, no caso, um sujeito letrado, pois está dentro de contextos sociais da linguagem e escrita, pois seus pais leem para ela, e essa criança já consegue distinguir e dar antecipações de estruturas linguísticas aleatórias e, sobretudo, está compartilhando o processo social do letramento por meio de capacidades lógicas e de ambientes linguísticos e intertextuais.
Fonte: http://conhecimentopratico.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219556-1.asp
Jussiana de Araújo Bezerra
ResponderExcluirMat. 201401374034
O livro A Bela Borboleta de Ziraldo é um livro lindo, encantador e muito fascinante para as crianças, principalmente as da Educação Infantil, como sou professora dessa etapa, já trabalhei várias vezes em sala de aula.
Primeiro fazemos a leitura na rodinha de conversa, depois cada aluno vai fazer o registro da história através de desenhos,vão falando quais personagens e partes da história mais gostaram. Podemos ainda contar quantas letras tem a palavra "Borboleta" e se conhecem alguma letra da palavra.Também podemos fazer um mural com borboletas utilizando as mãos dos alunos como carimbos,tudo bem colorido que é uma verdadeira festa para crianças entre 2 e 3 anos.É um livro de se pode trabalhar vários eixos temáticos além da leitura e escrita, como também pode se trabalha-lo por vários dias com um leque de atividades.
Esse livro é um livro muito interessante , cheio de cor de vida. Pode ser trabalhado de várias formas em sala de aula: Uma delas é ler e mostrar as gravuras para que desperte o interesse , podemos também pedir para que cada aluno desenhe a parte da história que mais achou interessante, podemos fazer um cantinho da história onde vão ser anexados cartazes com gravuras dos livros. Enfim pode ser trabalhado de muitas maneiras ! Matricula : 201402455038
ResponderExcluirEsta história é muito interessante e linda. Convida os leitores a tomarem conhecimento de outras histórias, quando fala dos personagens; aguça a curiosidade. Além de passar uma mensagem muito especial, o ler e o prazer de ler. Um abraço. Enilda Simões Antunes
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEm cima do conteúdo do livro de Ziraldo "A Bela Borboleta" poderia ser desenvolvida atividade como trava língua, criação de origami no formato de borboleta com papeis coloridos, pois é importante que o aluno se sinta capaz de desenvolver diferentes atividades, poderíamos imprimir as paginas do livro em tamanho maior e construir cartazes para expor na parede da sala de aula, pois nessa faixa etária o aluno fantasia, e o que ele houve e vê contribui muito para o seu aprendizado e desenvolvimento, assim o aluno se sentirá ainda mais envolvido no mundo da leitura, poderíamos criar pequenas historinhas envolvendo alguns dos personagens do livro e muitas outras atividades que essa história nos possibilita construir...
Josiele Rodrigues Nunes
MATRICULA: 201307148492
O livro A Bela Borboleta de Ziraldo é realmente um livro muito enriquecedor... Primeiramente porque para mim, borboletas significa liberdade, fantasia, ternura, beleza da natureza e da vida...
ResponderExcluirÉ um livro com um texto em linguagem clara, coesa e objetiva, com figuras coloridas que de certa forma, incentiva o aluno a ler e o envolve cada vez mais a cada folha lida...
Esse livro é muito interessante, pois mostra claramente a importância da leitura, que através dela podemos nos sentir livres...
Através da leitura temos acesso a informações, ao enriquecimento cultural, podemos viajar pelo espaço e pelo tempo, sem ao menos sairmos do lugar.
Josiele Rodrigues Nunes
MATRICULA: 201307148492
SOBRE O LIVRINHO DE ZIRALDO...
ResponderExcluirOutro dia fui substituir uma professora de educação infantil em um CMEI aqui da minha cidade, as crianças tinham entre quatro e cinco anos de idade. Então resolvi levar o livrinho do Ziraldo: A Bela Borboleta para contar esta historinha para eles, que gostaram muito e ficaram bastante interessados e pediram para ver o livro de perto, conseguiram até identificar cada personagem do texto nas ilustrações.
Depois pedi que eles desenhassem o que gostaram mais, (eles ainda nem sabem desenhar direito), mas desenharam e pintaram do jeito deles.
Mas uma coisa me chamou muito à atenção, um aluno me disse que gostava de matar borboletas. Eu perguntei a ele, por quê ele fazia isso, ele ficou calado. Aí eu expliquei para a turma que as borboletas são pequenos animaizinhos que não fazem mal algum, e que além disso, elas ajudam as plantinhas.
Ele baixou a cabeça e disse que não vai mais fazer isso.
Por fim, eu amei a aula, foi muito proveitosa e interessante, e eu pude colocar em prática o que estou aprendendo.
Aluna: Maria Salete Bonna Coelho – 201401222609 – 3º Período
Curso: Pedagogia
Realizei um trabalho com a turma da Educação Infantil com o livro indicado: A Bela Borboleta, de Ziraldo. Fizemos a leitura do livro em um dia para que as crianças pudessem conhecer a história e listamos no quadro todos os personagens e no dia seguinte realizamos novamente a leitura, ,ais fizemos a troca dos personagens pelos nomes de todos os alunos que estavam presentes naquele dia em sala de aula. A participação foi grande, pois ficaram bem atentos ao ouvir novamente a história esperando o momento do seu nome ser citado. Como o gato-de-botas é um dos personagens de mais destaque, fizemos um sorteio para escolher o aluno que teria seu nome substituindo esse personagem.A releitura da história ficou bem interessante, deixando o texto mais próximo das crianças, ou melhor, introduzir as mesmas para dentro do contexto lido. Cabe lembrar que a proposta, ou tema estávamos estudando na semana era sobre o nome de cada um, identidade, conhecimento de si próprio, escrita do nome e personalidade.
ResponderExcluirAluna: Valéria de Cássia Santos-201401258395-3° Período
Curso: Pedagogia
O livrinho A Bela Borboleta é uma história muito interessante para as crianças pois prende a atenção delas, elas entram num mundo imaginário. Pois bem,colocando em prática, primeiramente vou ler a história para as crianças e depois passar o livro de carteira em carteira para que cada criança veja as ilustrações e tenha este contato com o livro,pois considero importante.Depois vamos fazer dobraduras de borboletas e montaremos nosso próprio livrinho, onde cada aluno escreverá o que entendeu da história e colaremos a borboleta no livrinho.
ResponderExcluirAbraços
Aluna:Djeinifer K P Pitz
Matricula: 201401374107
Professora: MARIA FRANCISCA TERESA V P FERREIRA
Disciplina:MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (CEL0547/1758056) 9006
Muito interessante a ideia de Ziraldo neste livro "A Bela Borboleta", onde ele imagina o folhear das páginas do livro ao bailado suave da borboleta. Com isso nos faz refletir que um livro não foi feito para servir de enfeite em uma prateleira. O educador pode criar uma atividade com o livro, onde cada criança interpreta um bichinho da floresta, seja com movimentos ou com alguma frase, recontando a história, enquanto a professora a cada aluno, muda de página, mostrando que abrindo um livro, libertamos uma borboleta.
ResponderExcluirAluna: Marcia Theodoro André
Matrícula: 201401411011
Eu trabalharia o livro A bela Borboleta, no 3º ano ¨imaginário¨, porque ainda não sou professora, primeiro faria uma roda, onde mostraria o livro de capa a capa contando a história mostrando cada detalhe do livro, depois passaria este livro em mão em mão para que as crianças também folhassem o livro observando cada detalhe, depois pediria para alguns que recontassem a estória, enfatizando aquilo que mais chamou a atenção, depois discutiríamos a moral da estória, que se o livro estivesse aberto a borboleta voava, e se o livro estivesse esquecido, fechado, a borboleta não voaria, depois já em seus lugares, eu pediria que as crianças escrevessem os nomes das estórias mencionadas no livro, e contassem uma delas imaginando a borboleta nesta estória, depois pediria que desenhasse os personagens da estória com uma bela borboleta voando feliz da vida.
ResponderExcluirANA CRISTINA OMENA
MATRICULA 201307359167
Após a leitura do livro "A bela borboleta", pôde observar a imagens de diferentes borboletas e cada parte do seu corpo; trabalhar a metamorfose da borboleta, listar palavras com B após a análise da escrita da palavra BORBOLETA; reconto da história; interpretação da história através de desenhos; realizar uma lista sobre os personagens presentes na história, escrever os seus nomes destacando as letras iniciais, identificando-as oralmente no alfabeto; expor os livros de cada personagem citado na história para que as crianças possam folheá-los, observá-los, fazer a leitura destes livros; dramatização da história com cada aluno sendo um personagem, fazer o cenário; manusear as letras do alfabeto móvel de modo que forme palavras referentes a história, em vista do modelo (dependendo do ano de escolaridade e do nível de escrita da turma). Acrescentar ou mudar os personagens da história.
ResponderExcluirOu seja, são diversas atividades que podem ser trabalhadas com este livro maravilhoso, principalmente o prazer pela leitura.
Nome: Mellany Machado Siqueira
Matrícula: 201402302631
O livro é muito interessante,podemos explorar a capa,as cores,fazer interptretação dos personagens pelos alunos ,transformar uma pagina em quebra cabeça,modelar os personagens em argila ou massa de modelar,infinitas possibilidades de trabalhar o livro
ResponderExcluirmagda de lourdes luz xavier
matricula 201403251088
Usaria o livro em uma turma de 1º Ano da seguinte maneira :
ResponderExcluir- Mostraria a capa do livro e iniciaria uma conversa informal buscando levantar com os alunos informações acerca do tema central e sobre o que eles imaginariam se tratar a história.
- Com a leitura do livro feita uma nova conversa seria iniciada buscando destacar o que os alunos sabem sobre os personagens.
- Seriam formados dois grupos, cada um deles formulariam uma nova história escolhendo personagens do livro e , em seguida, fariam uma dramatização a partir do que conseguiram elaborar.
- Para finalizar, o (a) professor (a) registraria as histórias criadas em cartazes para utilizar em um outro momento.
JAQUELINE DOS ANJOS FRANCISCO
MATRÍCULA: 201401309453
Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento
ResponderExcluirAluna: Fabiana da Silva soares
Matricula: 201201242568
Curso: Pedagogia
Período: 3°
Corrigindo a resposta errada do fórum D.
Trabalhando o Letramento na Educação Infantil.
Fiz um mural na altura das crianças escrito: Como plantar feijão no algodão.
Nós vamos precisar:
1- Copo descartável
1- Bolinha de algodão
1- Grão de feijão e água
Como fazer:
Primeiro: molhe o algodão na água
Segundo: coloque o algodão dentro do copo descartável
Terceiro: coloque a semente dentro do copo em cima do algodão
Vou mostrando o passo a passo e a criança vai interagindo na plantação do feijão, associando o texto com a realidade.
Com essa atividade durante a semana posso fazer observações e trabalhar de forma lúdica a realidade da criança.
Muito interessante! Gostei da didática, da forma como foi feito o planejamento. Simples, Claro e objetivo.
ExcluirO livro é extremamente cativante e emocionante. É uma leitura prazerosa e cheia de momentos que despertam a curiosidade do leitor. Através dele podemos entender o valor da leitura. A importância das histórias na vida das crianças.
ResponderExcluirQuanto ao autor, ele é sensacional e maravilhoso. Sabe conduzir de forma emocionante suas histórias.
Eu trabalharia no primeiro momento com uma roda da leitura, apenas apresentando a capa do livro e tentando despertar o interesse da turma para a leitura do livro.
Contaria com toda entonação e mistério. Após a leitura faria um móbile com as personagens da história. Trabalharia a escrita de algumas palavras e criações de frases e textos.(coletivo e fatiado).
Realizaria uma releitura com desenhos e um texto coletivo sobre as borboletas. Também levaria a poesia BORBOLETAS DE Vinícius de Moraes e faríamos uma apresentação de todo o trabalho realizado.
Curso: Pedagogia
Nome: Carla Parrana
Matrícula:201402013809
O livro é um grande estimulo para reflexão da importância de ler para um aluno, a borboleta com sua beleza e liberdade, as figuras, suas cores, e o uso de personagens já conhecidos de outras estorias fazem o mundo da imaginação e a criatividade florescer. Me vem varia formas de trabalhar este livro, fantoches, encenação, trabalhos de ilustração.
ResponderExcluirCurso: pedagogia
Maira Deize
matricula 201402127766
O Livro A bela Borboleta de Ziraldo faz uso de linguagem verbal e não verbal, o que amplia a forma que podemos oferece-lo às crianças. É importante que seja feita um a pré-leitura antes de apresentarmos o texto propriamente, dando importância ao tipo do texto, sobre o autor do livro e o gênero a qual o livro pertence. Após a pré-leitura, já que é um livro que faz uso das linguagens verbal e não verbal, podemos fazer uma leitura oral, respeitando as falas e prestando muita atenção no ritmo que deverá ser lida cada fala do texto e ainda mostrando as imagens contidas ao decorrer do livro, pois elas dão uma maior compreensão às crianças sobre o que está sendo tratado na história. Como o livro fala da importância do livro e da prática da leitura e até faz referência a outros livros infantis, seria interessante uma atividade sobre o livro, desde o objeto até o seu conteúdo e sua importância social.
ResponderExcluirAluna: Larissa Onorato Damasceno; Matrícula: 201505336791
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMetodologia e Prática de Alfabetização e Letramento
ResponderExcluirAluna: Fabiana da Silva soares
Matricula: 201201242568
Curso: Pedagogia
Período: 3°
Referente ao livro.
Minha imaginação foi longe lendo o livro A Bela Borboleta de Ziraldo. O interessante é que a obra fala sobre o próprio livro. mostrando que ele contém vida e beleza. E o leitor trás vida ao livro abrindo as suas páginas, participando do seu mundo e convivendo com os seus personagens.
Elisângela Fernandes Ribeiro Pinto
ResponderExcluirEAD - Pedagogia
Matrícula: 201402128134
Poderia usá-lo para alavancar o processo de alfabetização possibilitando a reflexão sobre o sistema alfabético. Pois escrever leva os alunos a refletir, além de formular, testar e avançar nas próprias hipóteses.
A BELA BORBOLETA é um livro lindo que ensina a criança a importância de ler de forma marcante.O livro incentiva a importância da leitura pelo lado lúdico. A borboleta só se salva quando os personagens começam a ler outras histórias. É dessa forma, abrindo e fechando livros, que a borboleta adquire forças para bater suas asas e tornar o mundo mais bonito.Que forma maravilhosa de icentivar as crianças a lerem.Eu fui muito incentivada a ler desde pequenina e quero incentivar meus alunos dessa forma,simplesmente lindo.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirUma delícia o livro do Ziraldo. Depois de ler o livro para as crianças, podemos começar um debate de ideias com sugestões de outros finais para a estória. As crianças podem desenhar cada um a sua borboleta e pintá-la com tinta guache. Também podemos montar um jogo da memória com diversos tipos de ferramentas que os personagens usaram no livro e depois de brincar, trabalhar a finalidade de cada ferramenta. Pedir as crianças que observem por onde passarem na rua as borboletas e relatar a professora se eram belas como a do livro. Explicar como é a transformação do casulo em borboleta. Ana Maria.
O livro " A Bela Borboleta " de Ziraldo, pode ser usado em salas de aula a partir da educação infantil, abordando vários assuntos como seres vivos, cores e no próprio processo de letramento, através da apresentação da letra B, e a formação de cada palavra.
ResponderExcluire como é um livro bastante colorido, e por possui personagens conhecidos pelas crianças aguça nelas o interesse pela leitura.
Aluna do Curso EAD Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá
ExcluirMatricula 201401256988
Nome Monica Ferreira de Oliveira de Vasconcelos
ResponderExcluirMatrícula: 201401312624
O livro nos permite explorar a liberdade. A liberdade que conquistamos ao nos enveredar pelos caminhos de uma estória. uma atividade que poderia ser realizada é uma roda de conversas destacando o que a borboleta representa e o que entendemos como liberdade, permitindo uma reflexão sobre o que foi lido e a exposição do que entenderam e acreditam.
Nome: Michele Glória Bezerra
ResponderExcluirMatrícula: 201403252548
Curso de Pedagogia
Turma: (CEL0547/1758062) 9007
Amei o livro do Ziraldo, a borboleta pode ser trabalhada com recortes de folhas coloridas para as asas e com lápis de cor para o corpo, ou podemos usar tintas pintando um lado da borboleta e dobrando a folha para pintar o outro, ou giz de cera em farelo para colagem, podemos trabalhar com palavras e frases e os personagens principais usando o método de palavração para alfabetizar letrando. Também podemos questionar os alunos fazendo perguntas em relação ao texto, ensinando o conceito de capa e do autor do livro. Podemos também realizar uma roda de conversa antes de trabalhar com as sílabas.
O Vídeo de Magda Soares é muito significativo, mostra formas de alfabetizar letrando, que podem ser ensinados em atividades lúdicas, como o trava línguas por exemplo, que trabalha a consciência fonológica. As crianças podem fazer um reconto da estória dando outro final.
É muito importante, para o cidadão receber uma boa alfabetização e aletramento na educação infantil, formando um alicerce, para que o aluno possa ter um futuro, dominando uma pratica social de leitura e escrita. O cidadão tem que estar inserido no mundo da escrita.
Nome: Estéfani da Silva Nascimento
ResponderExcluirMatricula: 201402213387
Curso:Pedagogia
Tema: Livro '' A Bela Borboleta '' de Ziraldo.
No processo de alfabetização se faz necessário o uso da contação da história para os alunos,levando o livro para o sala de aula.Após o momento de leitura realizamos uma atividade com o grupo (classe), tal atividade será disponibilizado um texto ''base'' da história e tirinhas dessa mesma história para que o aluno possa assimilar,observar a construção textual e possa fazer a ordenação de frases e reconstruir o texto do Ziraldo.Também pode pedir que os alunos faça a reconstrução da história de acordo com o seu nível de assimilação e compreensão,seja por meio de desenhos,símbolos etc., e se já há o processo de escrita, os mesmo possam descrever a história recriada por eles mesmos.
ATIVIDADE PRÁTICA
ResponderExcluirDISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
AUTOR: CAMILA AMARAL TEIXEIRA DE CASTRO 2015.2
MATRÍCULA: 201405334321
TEXTO: LIVRO FESTA DE ANIVERSÁRIO
AUTOR: DE ELIAS JOSÉ
EDITORA: ESCALA EDUCACIONAL
1 - ESCOLHER UM TEXTO E SUGERIR PRÁTICAS DE LETRAMENTO APRESENTANDO CARACTERÍSTICAS DE INTERVENÇÃO NA LEITURA E ESCRITA.
LEITURA
- Pesquisa sobre a autora e sua obra
- Leitura silenciosa do texto
- Leitura em voz alta
- Compreensão dos recursos textuais utilizados pela autora
- Criar uma maleta literária para que os alunos leiam para/ou com seus familiares.
- Pesquisar receitas dos itens de guloseimas que há no texto.
- Pesquisar temas e tipos diversos sobre festas (nacionais / regionais).
- Pesquisar como é a organização de uma festa.
ESCRITA
- Escrever quais guloseimas gostaria que tivesse na festa e que não consta no texto.
- Criar convites para os colegas da sala para sua festa de aniversário.
- Representar através de um desenho o tema da decoração utilizada na festa
- Criar um texto coletivo com um novo final para a história
- Pesquisar e registrar os significados das palavras desconhecidas
- Escolher a guloseima que mais gosta em festas e trazer a receita.
- Fazer uma lista de compras para o preparo da receita que trouxe.
- Listar e compartilhar os títulos que gostariam que tivesse sido tocado durante a festa
ORALIDADE
- Narrar a história dando ênfase a alguns elementos do texto
- Debate oral (com os colegas) sobre o que aconteceu na festa
- Dar um novo final ( oral) para a história
- Qual tipo de roupa eles iriam à festa
- Que tipo de brincadeiras eles fizeram
- Narração da ordenação dos acontecimentos da
2 – CRIAR UM MATERIAL DIDÁTICO VISANDO GARANTIR UM TRABALHO COM MATERIAIS REAIS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA E A DISCUSSÃO DA ESCRITA COMO UM CONHECIMENTO QUE É SOCIALMENTE CONSTRUÍDO.
DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
AUTOR: CAMILA AMARAL TEIXEIRA DE CASTRO – 2015.2
MATRÍCULA: 201405334321
NOME DO JOGO: CRUZADINHA LEGAL
REGRAS: O aluno deverá ler as dicas e responder com o alfabeto móvel.
MATERIAL: Cartolina e alfabeto móvel (pode ser feito em Eva ou recorte em revistas e jornais)
IDADE: 06 anos (pode ser adaptado para outras idades)
SEXO: ambos
OBJETIVO:
. Estimular o raciocínio
. Desenvolver a escrita, ortografia e compreensão do sentido da palavra
. Desafio para o aluno, estimulando sua auto-estima
. Trabalhar checagem e comparação de hipóteses
Professora pensei em criar a cruzadinha com eles, através de palavras do texto que eles mais gostassem. Ex: a relação de guloseimas que teria na festa que não consta no texto, tipo pipoca, bala.
ResponderExcluirFaríamos a relação e depois eu montaria a cruzadinha e eles completariam com o alfabeto móvel.
Professora, como o livro retrata uma festa de aniversário, faria com os alunos uma relação tipo:
- guloseimas: suco, pipoca, bolo, bala, doce, balão;
- roupas que fizeram ou usaram: sapato, camisa, casaco, fita
- brincadeiras: roda, mágico, pular,
ResponderExcluirMET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADE PRÁTICA
CANTIGA DE RODA
Justificativa – Acredito que a música ajuda a levar os alunos a aprender a sentir, expressar e pensar a realidade ao seu redor, desenvolver capacidades, habilidades e competências; criando situações de comunicação e expressão para que o aluno se conecte ao imaginário e a fantasia dos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolvendo a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.
Objetivo geral- A ação musical deve induzir comportamentos motores e gestuais, que direcionados às atividades lúdicas de alfabetização, escrita, leitura, e que facilitem a compreensão e associação dos códigos e signos linguísticos, gerando uma construção do saber. Direcionando ao processo de alfabetização, no recurso musical, percebe-se que uma aula com novos estímulos, nesse caso o auditivo, também proporciona a construção da alfabetização, por “ligar” o som, aos seus códigos linguísticos sociais estabelecidos.
1 Passo:
CANTIGA DE RODA
A canoa virou
Forma-se um círculo e, de mãos dadas, a turma canta os versos a seguir trocando o nome "Maria" pelo nome de um aluno, que deverá ir para o centro da roda. Depois, repete-se a música falando o nome de outro aluno até que todas as crianças tenham ido para o centro.
2 passo:
A CANTIGA
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa da Maria
Que não soube remar.
OBS:
A ideia é ir trocando os nomes dos alunos faz com que haja uma interação entre eles. O lado social de uma atividade é sempre relevante.
Uma sugestão, já que estamos trabalhando com a Alfa seria pedir que os alunos escrevessem os nomes de seus colegas.
Darilene Pinto da Cruz 2015.2
Matricula: 201405116714
Bom dia a todos.
ResponderExcluirMinha história escolhida é a da Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault, eu faria com crianças de 2 aos 6 anos, começaria lendo um livro bem ilustrado para que as crianças pudessem visualizar a história, depois pediria que elas desenhassem o que sentiram e imaginaram, a partir dos desenhos eu faria um pequeno teatrinho com fantoches de mão, depois eu colocaria a música da Chapeuzinho para todos dançarmos e cantarmos, depois nos sentaríamos e através dos bonecos eu falaria que não é bom que uma criança saia sozinha , fale com estranhos, aceite balas de desconhecidos, como se fosse uma moral da história.
Como atividade de letramento, eu pegaria silabas dos nomes dos personagens mais desenhos e faria um jogo da memória, por exemplo a silaba LO + a figura do lobo.
Adriana Blaudt Marchon
201101434422
Pedagogia
Boa TArde
ResponderExcluirProfessora
Nome : Eliana Libanio
Matricula: 201502009625
Curso. Pedagogia
3º Periodo
Amei o Livro a Borbeleta AZul
Uma leitura fácil mas agregou muito .
Entendi perfeitamente como trabalhar em sala com as crianças.
Tive varias ideias.
Muito obrigado.
Atividade Prática
ExcluirDisciplina: Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento
Autor: Patrícia Isidoro da Silva Tojeiro de Souza
Matrícula: 201402408801
Texto: O Galo Tião e a Vaca Malhada
Autor: Lenida Almeida Heck (Júlia Vehuaih)
Editor: Univates
Atividade: ler para os alunos, que podem ser de 3 a 6anos, à história O galo Tião e a Vaca Malhada, fazendo sons e dando ênfase em algumas partes, depois pedir para dizerem o que mais gostou e desenharem da maneira que entenderam, também preparei uma atividade para formarem palavras a partir do livro, escrevi as palavras em cartolina e recortei as sílabas e pedir para as crianças formarem as frases a partir das sílabas recortadas . Exemplos GA+LO, VA+CA, TI+ÃO, MA+LHA+DA
Objetivo: Fazer com que elas possam formar as palavras do livro e outras que elas conhecem para saberem as sílabas e as formas como escrevem.
Autor: Eden da Silva Santos
ResponderExcluirMatrícula:201501016164
Campus Aracaju , SE
Curso: Pedagogia
3º período
Olá boa noite a todos, a minha história escolhida é A Arca de Noé, A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter criado um laço com as crianças. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Ao mesmo tempo, no âmbito musical.porém meu Objetivo Geral é Oportunizar às crianças, o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias, danças, etc.; levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem, ampliando seu vocabulário e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de textos competentes.
PLANEJAMENTO DE AULA
ResponderExcluirDADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Janeth Rodrigues Gomes- 201506600514
Curso: Pedagogia
3º Período
Disciplina: Português
Série: 1º ANO/9
TEMA:
Conto de História Infantil “Os Três Porquinhos”
Autor: Joseph Jacobs
OBJETIVOS:
Trabalhar
a linguagem oral, atenção e criatividade.
Melhorar
a capacidade de escrita dos alunos.
Trabalhar
valores como: Solidariedade e companheirismo.
Desenvolver
a coordenação motora fina (traçado e desenho).
Desenvolver
o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.
Reconhecer
e identificar, traçado e escrita das letras do alfabeto.
RECURSOS:
Livro
de História Infantil “Os Três Porquinhos”
Folhas
Lápis
de escrever e lápis de cor
DESENVOLVIMENTO:
Será feita a exposição e a socialização do livro infantil “Os Três Porquinhos”
com o intuito de despertar nas crianças o desejo pela leitura. Em uma roda de
conversa será proposto aos alunos que recontem a história de forma oral,
escrita, com desenhos ou colagens. Poderemos também criar fantoches para
contar a história em forma de teatro.
Trabalharemos a interpretação de texto observando quais são os personagens
da história, onde a história aconteceu, qual o título da história, qual e a reprodução da parte da história que mais gostaram.
Podemos trabalhar também a identificação e o reconhecimento das letras do
alfabeto, a quantidade de letras do nome de cada personagem, a quantidade
de vogais e se elas repetem.
PLANEJAMENTO
ResponderExcluirEliana Alves de Almeida Parreiras 201506589944
PEDAGOGIA
3º Período
TEMA:
Conto de História Infantil “Menina bonita do laço de fita”
Autora: Ana Maria Machado
Série: 2º Período
Matéria: Português
OBJETIVOS:
Trabalhar a linguagem oral, atenção e criatividade, capacidade de escrita, valores como solidariedade, preconceitos e companheirismo, desenvolver a coordenação motora fina (traçado e desenho). Desenvolvimento do hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.
RECURSOS:
Livro
de História Infantil “Menina bonita do laço de fita”
Folhas
Lápis de escrever e lápis de cor
DESENVOLVIMENTO:
Será feita a exposição do livro infantil “Menina bonita do laço de fita” com o intuito de despertar nas crianças o desejo pela leitura. Reconto da história de forma oral, escrita e desenhos,
Interpretação de texto observando quais são os personagens da história, a parte da história que mais gostaram.
Reconhecimento das letras do alfabeto.
PLANEJAMENTO
ResponderExcluirCelidalva Maria Lopes Da Silva 201505463793
PEDAGOGIA
3º Período
LIVRO- Menina Bonita do Laço de Fita
AUTORA- Ana Maria Machado
- FASE DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO:
É um processo integrado à fase de 3 a 10 anos- As crianças mesmo com dificuldades, produzem textos e expõem suas idéias, trabalhando assim a oralidade e tentando interpretar criativamente e relacionar suas experiências aquelas presentes nas histórias contadas. Neste sentido o material de leitura vem sendo procurado pelos alunos, o trabalho com linguagem bem com a formação crítica do leitor acontece através da ludicidade e do prazer.
- ATIVIDADES DE LETRAMENTO A PARTIR DA LEITURA- CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Selecionar a melhor técnica para contá-la, respeitano a faixa etária e o gosto do ouvinte.
2º- O conto neste momento a história é contada com avental ilustrado e fantoches de palito de picolé e personagem com intuito de despertar o gosto e o prazer na criança.
3º- IDEOLOGIA- É importante sabermos que temos nossas diferenças que muitas vezes herdamos de nossos familiares.
4º- SÍNTESE- O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.
-PROCEDIMENTO E CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Música- Menininha: Toquinho, Vinícius e Orquestra.
2º- Preparação dos ouvintes- conversa com as crianças.
3º- Conta-se a história.
ATIVIDADES A PARTIR DA LEITURA E CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Comentário sobre a história- participação dos ouvintes.
2º- Dobradura- Confecção de um coelho de formas geométricas.
3º- Dramatização da História.
4º- Proposta de escrita- Elaboração de um novo texto.
PLANEJAMENTO
ResponderExcluirCelidalva Maria Lopes Da Silva 201505463793
PEDAGOGIA
3º Período
LIVRO- Menina Bonita do Laço de Fita
AUTORA- Ana Maria Machado
- FASE DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO:
É um processo integrado à fase de 3 a 10 anos- As crianças mesmo com dificuldades, produzem textos e expõem suas idéias, trabalhando assim a oralidade e tentando interpretar criativamente e relacionar suas experiências aquelas presentes nas histórias contadas. Neste sentido o material de leitura vem sendo procurado pelos alunos, o trabalho com linguagem bem com a formação crítica do leitor acontece através da ludicidade e do prazer.
- ATIVIDADES DE LETRAMENTO A PARTIR DA LEITURA- CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Selecionar a melhor técnica para contá-la, respeitano a faixa etária e o gosto do ouvinte.
2º- O conto neste momento a história é contada com avental ilustrado e fantoches de palito de picolé e personagem com intuito de despertar o gosto e o prazer na criança.
3º- IDEOLOGIA- É importante sabermos que temos nossas diferenças que muitas vezes herdamos de nossos familiares.
4º- SÍNTESE- O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.
-PROCEDIMENTO E CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Música- Menininha: Toquinho, Vinícius e Orquestra.
2º- Preparação dos ouvintes- conversa com as crianças.
3º- Conta-se a história.
ATIVIDADES A PARTIR DA LEITURA E CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Comentário sobre a história- participação dos ouvintes.
2º- Dobradura- Confecção de um coelho de formas geométricas.
3º- Dramatização da História.
4º- Proposta de escrita- Elaboração de um novo texto.
PLANEJAMENTO
ResponderExcluirCelidalva Maria Lopes Da Silva 201505463793
PEDAGOGIA
3º Período
LIVRO- Menina Bonita do Laço de Fita
AUTORA- Ana Maria Machado
- FASE DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO:
É um processo integrado à fase de 3 a 10 anos- As crianças mesmo com dificuldades, produzem textos e expõem suas idéias, trabalhando assim a oralidade e tentando interpretar criativamente e relacionar suas experiências aquelas presentes nas histórias contadas. Neste sentido o material de leitura vem sendo procurado pelos alunos, o trabalho com linguagem bem com a formação crítica do leitor acontece através da ludicidade e do prazer.
- ATIVIDADES DE LETRAMENTO A PARTIR DA LEITURA- CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Selecionar a melhor técnica para contá-la, respeitano a faixa etária e o gosto do ouvinte.
2º- O conto neste momento a história é contada com avental ilustrado e fantoches de palito de picolé e personagem com intuito de despertar o gosto e o prazer na criança.
3º- IDEOLOGIA- É importante sabermos que temos nossas diferenças que muitas vezes herdamos de nossos familiares.
4º- SÍNTESE- O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.
-PROCEDIMENTO E CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Música- Menininha: Toquinho, Vinícius e Orquestra.
2º- Preparação dos ouvintes- conversa com as crianças.
3º- Conta-se a história.
ATIVIDADES A PARTIR DA LEITURA E CONHECIMENTO DO TEXTO
1º- Comentário sobre a história- participação dos ouvintes.
2º- Dobradura- Confecção de um coelho de formas geométricas.
3º- Dramatização da História.
4º- Proposta de escrita- Elaboração de um novo texto.
PLANEJAMENTO
ResponderExcluirPEDAGOGIA - 3°PERÍODO
Evandro Gomes - 201503386422
Histórias e Contos
Pinóquio
Serie - 2°
Português
TEMA - A Conduta de Pinóquio
ATIVIDADE - Leitura e citação
MATERIAL - FOLHAS COM HISTÓRIA IMPRESSA,PERSONAGENS REPRESENTATIVOS DESENHADOS EM E.V.A
OBJETIVO - Desenvolvimento de leitura e interatividade
INÍCIO - Permitir que cada aluno "que queira" leia parte do texto(com auxílio sempre que necessário)
DESENVOLVIMENTO - FAZER COM QUE A TURMA ANALISE A SITUAÇÃO EM QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL SE ENVOLVE
-DISCUTIR SOBRE SUA CONDUTA
CONCLUSÃO - PERMITIR QUE CADA ALUNO CITE: ALGUM CONSELHO PARA O PERSONAGEM,COMENTEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER OBEDIENTE E SINCERO COM OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
Celidalva,muito bom seu trabalho,se eu já trabalhasse como professor iria "colar" rsss.
ResponderExcluirPLANEJAMENTO
ResponderExcluirDisciplina: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autor: Bárbara Martins da Silva Barbosa – 201309004171
A fábula O GAVIÃO E O ROUXINOL de La Fontaine
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer as fábulas de La Fontaine, em especial O GAVIÃO E O ROUXINOL.
• Ler e produzir textos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Fábulas
• La Fontaine e outros autores
• Produção de texto
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1: A professora irá explicar o que são fábulas, falar sobre autores de fábulas e contar a história O GAVIÃO E O ROUXINOL para a turma. Depois, ela fará aos alunos perguntas sobre o tema, como:
- Quem já conhecia essa história?
- Quem são as personagens?
- Vocês conhecem alguma outra história em que um animal fala?
Após a discussão, na qual o professor sistematizará as falas numa cartolina, os alunos poderão fazer um desenho que retrate a história contada. O desenho poderá ser feito em papel sulfite
ATIVIDADE 2: Os alunos pesquisarão, em livros e na Internet, informações sobre as fábulas de La Fontaine e de outros autores. Numa roda de conversa, os alunos socializarão, com a ajuda da professora, a pesquisa que fizeram. A professora deverá registrar por escrito, numa cartolina, as informações mais relevantes, como por exemplo as fábulas conhecidas pelos alunos, e deixar o cartaz afixado em um lugar de destaque na sala de aula.
ATIVIDADE 3: Feita a lista das principais fábulas citadas pelo aluno, a professora poderá levar livros com fábulas diversas para a aula. Mostrar tais obras aos alunos, em uma roda de conversa, lendo pelo menos um trecho de cada uma delas ou fazendo um resumo oral, no qual destaque os personagens e o enredo. Depois disso os alunos poderão desenvolver a construção de uma fábula.
ATIVIDADE 4: Para construir uma fábula em conjunto, mediados pelo professor, os alunos discutirão o enredo da história, as falas das personagens, a situação em que tudo está acontecendo, em que lugar irá ocorrer, e o que irá ocorrer.
Avaliação
O professor deverá observar se o aluno:
- Conhece as fábulas e entende a moral da história;
- Consegue diferenciar as fábulas de outras histórias;
- Produz coletivamente uma fábula.
Met.Prat de Alfabetização e Letramento
ResponderExcluirAna Lúcia Ramos
Pedagogia
Mat:201501404016
O livro A Bela Borboleta é de fácil compreensão da história. Gostei muito. a Quando li a história para as crianças em minha casa eles, foi de grande interesse. Une vários personagens conhecidos pelas crianças, com paisagens lindas.
DISCIPLINA E SEMESTRE : METOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ResponderExcluir3.º Período.
AUTORA : Tania Regina Dos Santos / 201506249191
NOME DO MATERIAL : A TIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E EXERCICIOS DE DESENHOS E COLORIR.
OBJETIVO : Apresentar os desenhos de forma lúdica para que possam, identificar e nomear.
Material pesquisado: FERNANDA CRISTINA ESCOLINHA LUDICA
(http://escolinhaludica.blogspot.com.br/)
MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ResponderExcluirALUNA: IVETE DE SOUSA SILVA
MATRICULA: 201508845557
ATIVIDADE PRÁTICA
LIVRO: DONNA BARATINHA
Justificativa – O livro Dona Baratinha faz uma repetição quando a Dona Baratinha procura um noivo para se casar, facilitando para a criança recontar a história.
Objetivo geral- Ensinar o aluno recontar a história, alfabetizando de uma forma divertida.
Desenvolvimento:
Ler a história:: Dona Baratinha para a turma mostrando as imagens do livro da autora Ana Maria Machado;
Fazer uma representação com os alunos, como um teatro da história;
Conversar em roda sobre a leitura e pedir para recontarem.
Obs: Pode ser trabalhada a letra B, de Baratinha e diversas outras atividades pode ser desenvolvida.